domingo, 25 de janeiro de 2015

A dependência dos livros - presentes de Natal


Se o Natal é quando um homem quiser, hoje parece-me o dia indicado para fazer um balanço dos presentes de Natal recebidos. Mais uma vez os meus queridos amigos foram extremosos e, entre outras coisas, agraciaram-me com este conjunto de livros. Algumas surpresas neste grupo: “O Homem que Plantava Árvores” de Jean Giono, de que nunca ouvira falar, e “O Prazer e o Tédio” de José Carlos Barros, que se pode dizer que veio parar às minhas mãos por um capricho do destino.

Muito interessante o facto de quase todos os meus amigos terem optado por literatura portuguesa recente, e ainda bem que o fizeram, porque “Que Importa a Fúria do Mar” de Ana Margarida de Carvalho e “O Meu Amante de Domingo” de Alexandra Lucas Coelho suscitaram-me imenso interesse e foi com muita alegria que os recebi. E “Os Meus Sentimentos” será mais um episódio na minha relação próxima com Dulce Maria Cardoso.


Para terminar, um pequeno mimo sob a forma de um livro antigo, que contém fábulas de La Fontaine traduzidas por alguns notáveis da literatura portuguesa, entre os quais Bocage, Curvo Semedo e Filinto Elísio.

Sem comentários:

Enviar um comentário